segunda-feira, 29 de março de 2010

Respostas E-Fólio A

I- Resumo do capítulo 2.1 Desenvolvimento Humano
O processo do desenvolvimento humano caracteriza-se por mudanças contínuas e reestruturações internas provocadas por diversos factores. Esse desenvolvimento prevê uma estrutura interna que se desenvolve no tempo através de diferentes estádios de diferenciação sendo entre estes estádios que se dá a evolução humana.
Existem diversas abordagens acerca das influências e factores do meio ambiente e hereditariedade que desencadeiam estas mudanças. A abordagem maturacionista onde a predeterminação genética/inata, actua após o nascimento (maturação), agindo de forma determinante no ser humano (nature), já os behavioristas defendem que o processo de desenvolvimento é consequência do meio e da aprendizagem (nurture). Actualmente, sabe-se que ambos os factores influem no desenvolvimento humano.
A teoria psicanalítica compreende o desenvolvimento humano através de impulsos, motivações internas e segundo estádios. Freud explica-o através da evolução psicossexual do homem desde o nascimento à puberdade, que evolui através de cinco estádios psicossexuais. Erikson declara-o segundo uma origem psicossocial desde o nascimento até à morte, passando por oito estádios organizados e induzidos por factores biológicos, sociais e individuais.
Os behavioristas estudam o comportamento observável, consideram o humano um ser “oco” à nascença mas que evolui influenciado pelo meio.
A teoria do Cognitivismo tenta compreender a natureza e evolução do conhecimento, a sua estrutura. Considera que o homem ao nascer já possui um património genético que lhe vai permitir interagir com o meio num processo dinâmico, sendo o homem um agente activo na construção do seu conhecimento e realidade. Este desenvolvimento intelectual ocorre mediante a assimilação, acomodação, adaptação e equilibração, e assenta em quatro factores a hereditariedade e maturação interna; a experiência física e acção sobre os objectos; a transmissão social e a equilibração progressiva. Piaget perspectiva o desenvolvimento cognitivo até à adolescência.
Lev Vigotsky considera o desenvolvimento psicológico como um processo dinâmico instituído por mudanças severas e transposições conduzindo à formação de funções mentais grandiosas, formula assim a Lei Geral do Desenvolvimento Cultural segundo a qual o sujeito se desenvolve culturalmente duas vezes, no plano social e no plano psicológico.
Os humanistas defendem que o homem é espontâneo, auto-determinado, criativo e autónomo, em que a consciência é um processo básico para o desenvolvimento e maximiza o potencial do ser humano.
Abraham Moslow defende que o ser humano possui uma necessidade inata de auto-actualização – desenvolvimento total das suas potencialidades segundo uma hierarquia sequencial, em que na base estão as necessidades básicas e no topo as mais elevadas e complexa. Esta teoria, embora, com objecções é essencial para compreender a motivação.

II- Resolução das questões das páginas 41 e 42
1- Entende-se por desenvolvimento as mudanças nas estruturas internas do ser que vão ocorrendo ao longo da vida provocadas por diversos factores. Assim, os ritmos diferentes de desenvolvimento enunciados devem-se: quer à transmissão genética (biológica), varia de ser para ser; quer ao meio onde estão inseridos, varia de espécie para espécie, no reino animal impera a lei da sobrevivência, os animais desenvolvem as aptidões de sobrevivência muito cedo, alguns logo à nascença, já o ser humano devido às condições de protecção que recebe (ou devia receber) após o nascimento e durante a sua infância e adolescência, desenvolve lentamente as capacidades de desenvolvimento e sobrevivência.

2- Os estudos de Goddard tentaram provar a importância da hereditariedade e genética quanto às características e desenvolvimento humano descendência após descendência, ou seja, uma família de bem e honrada, transmitiria genes de valor, dando origem a uma linhagem dos melhores tipos de seres humanos, já numa família débil e precária, a linhagem seria do piorio, geração após geração os genes “bons ou maus” é que definiriam o caminho dos indivíduos. Goddard insere-se na abordagem maturacionista, que perspectiva o desenvolvimento do ser humano segundo uma predeterminação genética/inata, onde a hereditariedade actua após o nascimento – nature.

3-Para Watson, o desenvolvimento do homem é fruto do meio onde está inserido, da educação, da cultura e da sociedade. Este autor inclui-se na teoria behaviorista que considera como factores primordiais do desenvolvimento humano o meio e a aprendizagem, o homem é uma matéria-prima moldável através de diversos factores, transformando-se num ser de bem ou de mal.

4- Para os defensores da hereditariedade os argumentos utilizados seriam de que se esta criança abandonada à nascença e criada por lobos durante parte da sua vida consegui fazer aquisições a nível da postura, linguagem e exprimir afectos é porque no seu código genético (neste caso humano) lhe tinham sido transmitidas características (como o saber falar, ter afectos, ser bípede, etc) que apesar de recalcados na sua infância, em prol de ter sido criado por outra espécie, não foram negligenciados no seu mapa genético e lhe permitiram reconquistar a sua condição humana. Já os defensores do meio ambiente defenderia que se esta criança, criada em condições sub-humanas não está em termos de desenvolvimento ao nível das crianças da sua idade, é porque as influências do meio em que foi criada (como fazendo parte de uma alcateia) imperavam sobre a genética, criando um travão ao que seria o seu normal desenvolvimento caso vivesse e fosse criado em condições humanas favoráveis.

5- Na minha opinião ambas as teorias (nature e nurture) têm igual influência e importância no desenvolvimento uma vez que o ser humano ao nascer traz já um rótulo genético (por exemplo a habilidade para aprender a falar e a escrever) que influenciará a sua vida e o seu desenvolvimento, contudo após o nascimento este será igualmente influenciado pelo meio e aprendizagem (por exemplo o ser humano está apto para falar com cordas vocais e uma massa cinzenta que lhe permite acumular vocabulário no entanto se nunca ninguém o ensinar a falar, jamais desenvolverá esta capacidade), assim o homem precisa de um meio onde possa agir e desenvolver as suas capacidades inatas, contudo as aprendizagens também seriam impossíveis de realizar caso não possuísse já essa estrutura interna.

6- O sucesso ou insucesso das experiências de uma pessoa está realmente “nas cartas”. Afinal de contas, a maior parte dos delinquentes juvenis não tem origem numa família onde os pais revelem uma tendência para a delinquência. – CONCORDO
A motivação e o impulso determinam quem atinge um nível quase perfeito. A aptidão contribui. Afinal, Thomas Edison disse que a genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração. – CONCORDO
Jonh Locke, filósofo inglês do século XVII, acreditava que, no nascimento a mente era uma tábua rasa. Esta opinião está assente na perspectiva behaviorista do desenvolvimento. – CONCORDO MUITO
É importante consulta o meu horóscopo, especialmente se vou enfrentar situações que exigem decisões importantes. – DISCORDO MUITO
Se quiser ter sucesso siga o conselho de ir viver para o litoral, pois aí o clima é mais propício à sua obtenção. – DISCORDO
O comportamento é o resultado da hereditariedade a interagir com o meio a interagir com o tempo. – CONCORDO MUITO


Bibliografia: Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
de José Tavares, Anabela Sousa Pereira, Ana Allen Gomes, Sara Marques Monteiro, Alexandra Gomes, Capítulo 2.1 Desenvolvimento Humano, páginas 34 a 42, 2007, Porto Editora.

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