A) Uso de Ferramentas de Apoio ao Trabalho na U.C. o Blogue e o Glossário
1. Em seguida coloque no Fórum dos Estudantes o nome que deu ao Blogue, o endereço do seu Blogue para que a docente o possa ler.
http://jocarte.blogspot.com
2. Salientar que a reflexão sobre estas questões deve ser partilhada e discutida no fórum.
B. Desenvolvimento de Metodologias de trabalho adequadas à u.c.
1. Analise a sua experiência enquanto estudante ao longo da sua vida. Descreva o modo como:
a) Concebe o processo de aprendizagem;
R.: A minha aprendizagem desde o 1º ao 12º ano foi sempre baseada e desenvolvida com base nos ensinamentos transmitidos pelos vários professores das diversas disciplinas, aprendizagens depois complementadas com o recurso aos livros obrigatórios, realização dos trabalhos de casa, trabalhos individuais e de grupo, de investigação, contudo, a minha curiosidade por certas matérias/temáticas (português, história e ciências) sempre me levou a aprofundar os conhecimentos e a pesquisar em bibliotecas, livros, jornais, revistas, artigos que me interessassem e complementassem os meus estudos.
Nesta nova aventura/etapa (U.A. – e-learning) o processo é o mesmo, embora à distância.
b) Organiza habitualmente o seu estudo;
R.: O meu estudo realiza-se da seguinte forma: a) Leio as instruções e sugestões do solicitado pelo(a) Professor(a); b) Faço uma leitura concentrada dos textos e vou sublinhando/destacando os pontos principais; c) Após a leitura faço resumos; d) Resolvo as actividades formativas; e) Pelo meio, quando necessário, vou esclarecendo e debatendo as dúvidas com os colegas e professores; f) Quando subsistem dúvidas ou curiosidade realizo pesquisas nas Internet;
c) Concebe o processo de avaliação das aprendizagens
R.: Através da realização das fichas formativas e de exercícios mentais para ver se apreendi as matérias ou se persistem as dúvidas.
d) Concebe o papel de aluno e de professor.
R.: Para mim têm ambos papéis principais no processo de aprendizagem, porque acima de tudo acho que aprendemos sempre uns com os outros, independentemente de um indivíduo ser médico e o outro carpinteiro, aprende-se e precisa-se sempre uns dos outros, cada um com o seu dom, mas todos com o mesmo propósito. Neste caso (aluno/professor) penso que é importante não só o que se transmite (uma vez que o professor pode ser um génio e ter a dádiva do ensinamento, mas basta ignorar a forma de aprender do seu formando, para que os seus conhecimentos jamais cheguem ao intelecto daquele) mas também da forma que se transmite tendo em atenção para quem se está a comunicar, assim como, o aluno pode ter uma mente incrivelmente apta a absorver todo o conhecimento, mas basta as aprendizagens não lhe chegaram de forma correcta que o que desenvolverá será pouquíssimo, há pois que adaptar a forma de ensinar e aprender, consoante os alunos e professores.
Assim, a meu ver, aluno e professor sãos companheiros no processo de aprendizagem, são ambos mestres e aprendizes.
2. Analise as suas formas de trabalho.
Enuncie as regras que utiliza para elaborar:
a) Um resumo;
R.: Para elaborar um resumo, em 1º leio o texto, depois mentalmente visualizo as partes principais (o que fica retido na memória), volto a ler o texto, sublinhando os pontos principais, adaptando posteriormente esses pontos em forma de um texto com sentido;
b) Uma ficha de leitura;
R.: Leio os textos solicitados para essa ficha para depois à medida que for realizando a ficha conseguir ir aos excertos do texto pedidos na ficha.
c) Uma bibliografia;
R.: Sigo a seguinte regra: Autor (apelido, nome), Título, Local onde foi editado; Editora; Data da Edição; Número das páginas (quando seja o caso);
d) Uma citação/referência bibliográfica;
R.: Coloco sempre as citações e/ou referências bibliográficas entre aspas ou em itálico, fazendo uma chamada de atenção (ex.: 1) e no fim coloco a bibliografia;
e) Uma pesquisa na Internet.
R.: Procuro por ideias principais, expressões e ou palavras, consoante a situação.
C. Ideias sobre o desenvolvimento humano
1. Refira três ideias do senso comum que sejam incorrectas sobre as características do desenvolvimento humano. Explique as razões pelas quais essas ideias são consideradas inadequadas.
R.: 1ª Ideia do senso comum: “mulher menstruada não pode entrar em adegas senão estraga o vinho”, que eu saiba menstruação não irá provocar nenhuma reacção química com o vinho, até porque nem sequer há contacto?!... e diga-se de passagem tantas outras proibições em torno desta etapa mensal na vida da mulher, que se assim fosse verdadeiras mais valia nestes dia pôr a mulher em quarentena;
2ª Ideia do sendo comum: “aqui em Aveiro toda a gente sabe fazer ovos moles”, não é por se viver num sitio com certas tradições e/ou costumes que se os conhecem?!... já agora, sendo assim, quem tem de se deslocar de umas cidades/países para outras, teria de andar em constante actualização;
3ª Ideia do sendo comum: “mulher grávida não deve de usar colar, senão o bebé nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço”, desde que a mãe seja saudável e leve uma vida saudável, o bebé/feto à partida desenvolver-se-á bem e será uma criança saudável, qualquer problema que possa vir a ter, seja durante o desenvolvimento fetal ou após o nascimento, decerto será devido a anomalias genéticas e não porque a mãe usou um colar ou um anel?!...
2. Faça uma pesquisa sobre alguns conceitos muito importantes da psicologia do desenvolvimento.
Vá à ferramenta Glossário e introduza esses conceitos.
R.:
Epistemologia Genética - defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida (Jean Piaget).
Factor Orgânico vs. Factor Social – Henri Wallon reconhece que o factor orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém, a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um nem outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para o pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas;
Hereditariedade - é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução;
Psicologia do desenvolvimento - é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.
In WIKIPÉDIA enciclopédia on-line
3. Para a construção de uma biblioteca de recursos da turma nesta unidade curricular, dê o seu contributo com a referência de uma obra, científica ou literária, um artigo, um texto (científico, literário, poético, dramático, jornalístico), uma obra de arte (pintura, escultura, fotografia), um filme, uma série (científica ou ficcional), ou outro material que considere interessante.
R.: A minha escolha vai para a série dramática e policial Mentes Criminosas/Criminal Minds (a passar actualmente no canal AXN às 2ª Feiras às 21:30 horas), pois trata-se uma Unidade de Análise Comportamental, composta uma elite de agentes do FBI que estuda a mente e o comportamento do ser humano (neste caso dos criminosos) de forma minuciosa, através das pistas deixadas na cena do crime, chegam a conclusões acerca da vida que os criminosos levam no seu quotidiano, muitas vezes da vida que levaram desde a infância ao estado adulto e o quais as razões destes comportamentos, ou seja, com pequenas pistas, conseguem descobrir o que motiva a prática dos crimes e quem os executou. http://www.axn.pt/shows/mentes-criminosas
3. Elabore uma entrada no seu Blogue em que explique o contributo da psicologia do desenvolvimento para o seu trabalho como técnico de educação.
R.: O contributo da psicologia do desenvolvimento contribuirá futuramente para o meu trabalho como técnico de educação uma vez que me permitirá entender melhor quais as razões de ser das mudanças de comportamento do ser humano nas suas diversas fases da vida, provocadas por uma variedade de situações (situação familiar, social, económico-financeira, etc) através de uma série de tópicos (linguagem, habilidades motoras, entendimento da moral, a formação da identidade, etc).
Neste momento, presente, como secretária num escritório de advocacia permite-me compreender as atitudes dos clientes que por aqui passam, perceber como agem de determinada maneira derivada da situação pela qual estão a passar (ex. divórcio).
M.F.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário